Área Metropolitana do Recife – Estrutura, Formação e População

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem de Área Metropolitana do Recife
Imagem de Área Metropolitana do Recife

Área Metropolitana do Recife

A cidade do Recife, com uma área de 218,435 kme população estimada de 1.617.183, é classificada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como uma metrópole regional.

A densidade populacional da Área Metropolitana do Recife, com uma população estimada de 3.914.317, é a maior do Nordeste e a terceira maior do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Área Metropolitana do Recife é formada por quatorze municípios: Recife, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Como metrópole, o Grande Recife concentra 65% do PIB – Produto Interno Bruto do Estado de Pernambuco e sedia grande número de instituições e empresas públicas e privadas, tais como o Comando Militar do Nordeste, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a INFRAERO – Superintendência Regional Nordeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária, a TV Globo Nordeste, a CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco , a Construtora Queiroz Galvão, entre outras.

A Área Metropolitana do Recife destaca-se ainda por concentrar:

  1. O maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital;
  2. O maior número de consulados estrangeiros fora do eixo Rio-São Paulo, sendo inclusive a única cidade do Norte e Nordeste que sedia um consulado dos Estados Unidos;
  3. O mais importante polo médico do Norte e Nordeste;
  4. O mais moderno aeroporto do Norte e Nordeste;
  5. O maior PIB – Produto Interno Bruto per capita entre as capitais da Região Nordeste do Brasil;
  6. Uma forte indústria da construção civil;
  7.  Um importante porto e complexo industrial em Suape, que abriga entre outras coisas uma Refinaria da Petrobrás e o maior Estaleiro do Hemisfério Sul.
  8. Um recente e moderno polo automobilístico em Goiana, com a Montadora da FIAT.

O Recife ocupa posição central no litoral do nordeste brasileiro, situando-se a 800 km das metrópoles regionais de Salvador e Fortaleza. O clima tropical-úmido e os ambientes naturais compostos por praias, rios, mangues, matas e mananciais constituem uma riqueza ímpar e atribui ao Recife características que a diferencia das demais cidades do Brasil.

A urbanização da cidade se deu a partir do Bairro do Recife, tendo crescimento acelerado no Século XIX. Neste período, a cidade já apontava para sua atual estrutura urbana, que se distribui em  cinco direções (norte, sul, sudeste, oeste e noroeste), resultante da ligação entre seu núcleo primitivo e os antigos engenhos.

Imagem de zoneamento dos bairros do Recife
Imagem de zoneamento dos bairros do Recife

Zoneamento dos Bairros do Recife

Conforme a lei municipal nº 16 293, de 22 de janeiro de 1997, a cidade do Recife se divide em seis regiões político-administrativas (RPAs): Centro, Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul.

As RPAs, por sua vez, dividem-se em microrregiões, que agrupam os bairros.

A região mais populosa é a RPA Sul com 382.650 residentes e a menos populosa é RPA Centro com 78.114 residentes.

Ao todo, são 94 bairros, distribuídos pelas regiões, sendo o mais populoso o bairro de Boa Viagem com 122.922 residentes e o menos populoso o bairro de Pau-Ferro com 72 residentes.

RPA I com onze bairros

Recife, Santo Antonio, São José, Boa Vista, Santo Amaro, Coelhos, Soledade, Joana Bezerra, Cabanga, Ilha do Leite e Paissandu;

RPA II com dezoito bairros

Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Ponto de Parada, Hipódromo, Peixinhos, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto Santa Terezinha, Cajueiro, Fundão, Beberibe, Dois Irmãos, Linha do Tiro, e Porto da Madeira;

RPA III com vinte e nove bairros

Aflitos, Alto do Mandu, Sítio Grande, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graça, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço da Panela, Tamarineira, Sítio dos Pintos-São Braz, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Brejo da Guabiraba, Brejo do Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho e Pau Ferro;

RPA IV com doze bairros

Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária e Várzea;

RPA V com dezesseis bairros

Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha, San Martin, Areias, Caçote, Estância, Jiquiá, Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó;

RPA VI com oito bairros

Boa Viagem, Pina, Brasília Teimosa, Imbiribeira, IPSEP, Ibura, Jordão e Ibura de Cima.

Os 10 Maiores Bairros de Recife

Os dez maiores bairros em população da cidade do Recife são, pela ordem, Boa Viagem, Várzea, Ibura de Cima, Iputinga, Ibura, Imbiribeira, Água Fria, Cordeiro, Afogados e Nova Descoberta.

Imagem de população dos bairros do Recife
Imagem de população dos bairros do Recife

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Caso deseje, deixe um comentário ou pergunta abaixo que teremos o maior prazer em responder.

 

2 Comentários


  1. muito linda…gostaria de saber ….vou p. recife dia 8 de novembro 2016 bairro chamado nossa senhora do ó…o que é que tem mais proximo desse bairro….preciso de pousada….rio agua doce…desde ja agradeco.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.